Scholé
  • Início
  • o que somos
  • Pré inscrições 26/27
  • Projetos internacionais
  • Erasmus+ KA1
  • fala-se de nós
  • contatos
  • English
  • Cais do Kaos
  • Hospital de Campanha
  • (H)istodança
  • Dia da Diversão no Trabalho
  • Críticos de livros
Imagem
Imagem

O futuro da aprendizagem

Em 2018 lançamo-nos à aventura e fomos selecionados, no âmbito do Programa Erasmus+ (KA1 Mobilidades de Aprendizagem). Este nosso projeto, designado "O futuro da aprendizagem" procurava consolidar a implementação das novas abordagens pedagógicas usadas pela escola; estabelecer redes internacionais que potenciassem a internacionalização e melhorar continuamente os processos e instrumentos de apoio aos currículos.
Entre 2018 e 2021, os nossos educadores puderam viajar pela Europa, participar em ações de formação de vanguarda sobre abordagens pedagógicas e instrumentos de ensino-aprendizagem e vivenciar experiências pedagógicas inovadoras.
Saímos de Portugal à descoberta de novos conhecimentos e competências. Descobrimos pessoas inspiradoras, escolas inovadoras e muitos caminhos de ação e inspiração para o futuro.
O objetivo do nosso projeto era capacitar-nos para receber o futuro. Sabemos hoje que fizemos mais que isso: criamos as pontes e os laços para, em parceria com educadores de muitos países, participarmos da construção desse futuro!
Picture

Percurso 1

III Simposio Internacional | ​Fundació Jesuïtes Educació
Barcelona | 5 a 9 de novembro 2018

A Faculdade de Psicologia, Educação e Ciências de Blanquerna - Universidade Ramon Llull, a Fundació Jesuïtes Educació e o Col·legi Montserrat organizam anualmente este Simpósio. O objetivo principal  é mostrar ao mundo as experiências que estão a transformar a educação em Barcelona e o seu impacto no mundo educacional. 
Além de se aprofundar na avaliação, associada à mudança e inovação, os participantes aprendem diretamente sobre experiências de transformação relevantes e estudam a sua aplicabilidade enquanto avaliam os impactos esperados dessa transformação. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar alguns dos mais interessantes modelos de escola  na esfera pública, privada e cooperativa, experiências de escolas individuais ou de redes de escolas de diferentes níveis de ensino: creche, ensino básico ou secundário.
Picture

Percurso ​2

THE GREAT UNCERTAINTY | Associazione Docenti e Dirigenti Scolastici
Bologna| 22 e 23 de fevereiro 2019

A primeira sessão teve a difícil tarefa de examinar os currículos escolares, conteúdo e organização; e mostrar novas estratégias possíveis para adaptá-los a esta era de incertezas.
Na segunda sessão debateu-se o papel da educação na promoção dos valores humanos. 
A terceira e última sessão pretendia promover a inspiração, entusiasmo e paixão dos educaores presentes para fazerem das suas escolas lugares melhores para viver e estudar.
Jeff Holte (Diretor de Educação da Liger Leadership Academy no Camboja); Raini Sipilä (professora na Helsingin Suomalainen Yhteiskoulu, uma das melhores escolas da Finlândia); Magnus Blixt, (Reitor de Glömstaskolan, uma das escolas mais inovadoras da Suécia) e Andreas Schleicher (Diretor de Educação e Competências da OCDE) foram alguns dos principais palestrantes.

Picture

Percurso ​3

JOB SHADOWING | Kaospilot 
Aarhus| 22 a 26 de abril 2019

A  Kaospilot foi fundada em Aarhus em 1991 por Uffe Elbæk. Baseia-se numa organização cultural e social juvenil denominada Frontrunners (DA: Frontløberne), como resposta à necessidade emergente de um novo tipo de educação. Com raízes na cultura ativista e com inspiração na escola popular dinamarquesa e no movimento cooperativo dinamarquês, a Escola Bauhaus em Berlim e o movimento Beatnik em São Francisco, a escola ajuda os jovens a navegar na realidade em mudança da sociedade de hoje. Atualmente, a KAOSPILOT é uma escola de renome mundial na áre da liderança criativa e empreendedorismo localizada na movimentada e criativa Filmbyen em Aarhus. 
A escola especializou-se em projetar e promover programas profissionais e educacionais voltados para o impacto que não são desenhados apenas para moldar líderes emergentes para o futuro, mas para ajudá esses líderes a construir esse futuro. 
Durante esta experiência tivemos oportunidade de acompanhar o criativo (e sigiloso!) processo de seleção de novos alunos, conhecer a equipa de gestão e a equipa pedagógica e viver o quotidiano da escola.


Percurso ​4

Picture

Learning experiences on pedagogy for the 21st century | Kaospilot 
Aarhus| 27 a 30 de abril 2019

Nesta ação, os educadores exploraram a aprendizagem experiencial, a arte da facilitação, a curadoria de processos de aprendizagem e o design de experiências de aprendizagem significativas e motivadoras.
Usando a metodologia da Kaospilot, tiveram oportunidade de experimentar processos de facilitação de aprendizagem baseada em equipas e projetos reais. . 

Abordaram formas criativas de repensar a educação dentro das restrições atuais (governamentais, financeiras e de reconhecimento formal).
Picture

Percurso 5

International Meeting for Schools | Fundació Tr@ms
Barcelona | 1, 2 e 3 de julho 2019

O objetivo do evento era partilhar processos de inovação inspiradores entre organizações educativas em todo o mundo. O objetivo principal era conectar escolas, professores e alunos para elevar os padrões da educação.
O evento foi uma oportunidade ótima para estabelecer contactos com escolas do exterior e criar uma rede internacional de colaboração.
O congresso incluiu uma série de palestras, workshops inspiradores e visitas a escolas. Houve também apresentações de boas práticas das escolas participantes, bem como cápsulas de networking. Os tópicos abordados durante o evento de três dias foram: Mudança na Educação, Melhores Práticas Educacionais, Alunos Globais, Design de Espaços de Aprendizagem e Tecnologia para a Educação.
Picture

Percurso ​6

Innovative Teaching Methods | IDEC
Atenas| 31 maio a 4 junho 2021

Durante esta ação, os participantes puderam aprender a desenhar e implementar métodos de ensino inovadores em sala de aula, usando ferramentas e metodologias como projeto, jogos , teatro do oprimido, debate, dilema ético, o estudo de campo e mapeamento comunitário.
A participação de educadores de diferentes contextos e países permitiu também uma troca profícua de experiências reais, alavancando a transferência de conhecimentos e competências para os contextos reais de ensino-aprendizagem.

Percurso ​7 

Picture

SEL for Successful Schools| Teacher Academy
Barcelona| 26 a 31 julho 2021

Seguindo a framework Collaborative for Academic, Social, and Emotional
Learning
(CASEL), os participantes acederam a uma compreensão mais profunda do impacto das competências socio-emocionais. Através de atividades práticas e vivenciais, os participantes aprofundaram a sua própria autoconsciência, empatia e habilidades sociais, enriquecendo a sua própria Inteligência Social e Emocional.
Tiveram oportunidade de conhecer e experimentar ferramentas e estratégias concretas para gestão de conflitos, redução do stress e resiliência sendo agora mais capazes de dinamizar atividades SEL, mas sobretudo serem educadores SEL.
Cada participante desenvolveu o seu próprio curso de ação para promover as competências SEL na sua escola por meio da reflexão, da vivência, da partilha e da construção do caminho que melhor se adapta às suas
comunidades escolares únicas.

Percurso 8 

Picture

Game-Based Learning and Gamification in the Classroom | Teachr Academy
Florença| 11 a 16 outubro 2021

Este curso revelou aos particiantes como tornar as atividades educativas mais eficazes através do uso de jogos e gamificação. Abordaram ópicos como os tradicionais jogos de mesa, LEGO, digital e videogames.
Os participantes tiveram também oportunidade de conhecer conceitos e modelos de design de jogos, proporcionando-lhes uma experiência completa de conceção de um jogo (fases de conceito, design, protótipo, teste).
O curso teve uma abordagem muito prática, combinando elementos da teoria, trabalho de grupo e discussão com fases vivenciais em que os participantes projetaram os seus próprios jogos e aprenderam com a experiência direta.

COMO FOI?

 A experiência contada por quem a viveu!
​Testemunhos de educadores que participaram no programa Erasmus+
Picture

Sofia Sousa

"Na área da educação, a aprendizagem tem de ser feita ao longo da vida e de forma contínua, uma vez que temos sempre pontos a melhorar e áreas que devemos desenvolver. Participar nas mobilidades que este projeto nos proporcionou possibilitou-me conhecer outras formas de aprender e de olhar para a aprendizagem. Todas as formações e job shadowing que fiz permitiram-me reconhecer pontos a melhorar e deram-me ferramentas para que possa continuar a fazer o meu crescimento profissional dentro desta área. A nível pessoal, as formações realizadas permitiram-se sair da minha zona de conforto, conhecer novas pessoas, partilhar experiências e vivências que de outra forma nunca poderia conhecer."
Picture

Liliana Pinto

"A experiência veio enriquecer o meu perfil profissional e pessoal em diversas medidas: o clima constante de adaptação que se estabeleceu ao trabalhar e cooperar com profissionais de outros países, com conhecimentos e técnicas diferentes, levou-nos a um necessário balanço e equilíbrio daquilo que julgávamos já saber desde o início, em prole do trabalho que se desenvolvera enquanto grupo; aprender novas estratégias, metáforas para a aprendizagem e técnicas artísticas, e ao mesmo tempo aprender a desenvolver atitudes e valores na criança enquanto um e enquanto grupo, fez com que os meus horizontes se abrissem e percebesse que um projeto de grupo - que pode ter como base a ópera ou um outro tema qualquer - pode ir muito mais além que apenas à sua componente artística, ou outro. Além disso, se habitualmente estou na posição de orientador, nesta experiência estive precisamente na posição contrária: a de orientando. Esta posição fez com que pudesse perceber e antecipar as possíveis dificuldades, medos e receios das crianças no desenvolver do projeto, e ao mesmo assumir que é absolutamente necessário passar pelas frustrações naturais de criar, gerir e levar a cabo um projeto; na verdade, o resultado final é muitíssimo mais prazeroso quando podemos entender e refletir sobre as nossas frustrações e quando encontramos estratégias para que sejam ultrapassadas."
Picture

Ana Barroca

"Numa escola que se quer do mundo e para mundo, poder conhecer e viver diferentes experiências em diferentes culturas e países, foi uma grande fonte de inspiração e energia.
Cada mobilidade ofereceu à equipa uma oportunidade de crescimento.
Crescimento profissional pela bagagem de novos conceitos, teorias, recursos e instrumentos que puderam descobrir e explorar; e pela possibilidade de crescerem enquanto educadores mais confiantes e competentes para ajudar a potenciar o desenvolvimento global e integrado de cada criança.
Crescimento pessoal porque ninguém regressa igual depois de dar mundos ao seu mundo: as línguas, os cheiros, as cores, a gastronomia, a cultura e as pessoas de cada país acrescentam-nos e tornam-nos mais ricos, mais diversos, mais inspirados e mais inspiradores."
Picture

Joana Marques

"O programa de mobilidade ERASMUS é uma excelente iniciativa que combina a formação pessoal e profissional de qualquer indivíduo. Possibilitou oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional, oferecendo a experiência de partilha de vivências e culturas de diversos países, absolutamente enriquecedor!."

We teach children how to think, not what to think.

- SOMEONE ONCE SAID

Experiências paralelas

A par da nossa participação nas Mobilidades de Aprendizagem do Programa Erasmus+, lançamos às famílias da Scholé o desafio de nos acompanharem numa destas aventuras.
Em abril de 2019, um grupo de crianças e as famílias juntaram-se aos educadores em formação na Dinamarca. Visitaram escolas, conheceram educadores, conversaram com pais e crianças, exploraram parques infantis, visitaram museus, experimentaram a culinária dinamarquesa e viveram a derradeira experiência que qualquer criança (e adulto...!!!) sonha: entraram na Casa da Lego!
Esta será certamente uma viagem que não vão esquecer e que lhes ensinou muito mais que qualquer livro que pudéssemos ter lido sobre a Dinamarca! Desde o dia de regresso que só contam os dias para partir à aventura novamente, da próxima vez com todas as crianças e famílias da escola!

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Projeto Schole 2021
  • Início
  • o que somos
  • Pré inscrições 26/27
  • Projetos internacionais
  • Erasmus+ KA1
  • fala-se de nós
  • contatos
  • English
  • Cais do Kaos
  • Hospital de Campanha
  • (H)istodança
  • Dia da Diversão no Trabalho
  • Críticos de livros