"Aprende-se como funciona a natureza e a lidar com a frustração na horta, no meio de curgetes e alfaces. Os manuais de ensino não são obrigatórios. Em muitos casos nem existem. Até se fazem assembleias com direito a comissão especial para gerir os desacatos entre alunos. Resultado: miúdos que não aguentavam ficar sentados durante horas na sala de aulas, agora não reclamam. Conheça quatro exemplos de escolas – três privadas e uma pública (Escola da Ponte) – que fogem ao convencional e adaptam o ensino aos interesses e ao ritmo de cada aluno. O objectivo é travar a rigidez do sistema escolar – e, pelo caminho, até se aprende a subir às árvores."
Artigo originalmente publicado na edição n.º 751, de 20 de Setembro de 2018. |
|
"Como educar para um futuro cada vez mais imprevisível? Perante um mundo em constante mudança, a educação das crianças e jovens está muitas vezes assente num sistema datado que não tem em conta o indivíduo, nem estimula a cooperação e a criatividade individual e colectiva.
Neste episódio, fomos descobrir de que forma novos modelos de aprendizagem podem ajudar a criar cidadãos mais capazes de se adaptar às mudanças, mais autónomos e mais conscientes do impacto de todas as nossas ações. Quais as competências que melhor permitirão responder aos novos desafios de amanhã?" "Uma escola sem divisões nem divisórias, sem conhecimentos compartimentalizados ou avaliações descontextualizadas, onde se privilegiam as relações, o propósito e as emoções das crianças.
Nesta escola, de inspiração dinamarquesa, as crianças co-constroem projetos que lhes permitem explorar, experimentar e experienciar as aprendizagens usando a cabeça, o coração e as mãos. Esta escola é única em Portugal, chama-se Scholé e a sua Co-Fundadora e Diretora Ana Barroca, será a nossa convidada no 2º episódio da Hora do Recreio." Hora do Recreio - Episódio 2 - A melhor escola PARA o Mundo Fez-se música na Scholé!
https://everysound.org/pt/ |