Scholé
  • Início
  • o que somos
  • Matrículas 23/24
  • fala-se de nós
  • Erasmus+ KA1
  • contatos
  • Cais do Kaos
  • English
  • Hospital de Campanha
  • (H)istodança
  • FAQ
  • Trocado por miúdos

Perspetivas

24/2/2021

Comments

 
Neste período atípico das nossas vidas temos falado e lido muito sobre sucesso e insucesso. Sobre quem vai conseguir aprender e quem vai falhar. Sobre quem está a avaliar e quem não está.

"​Do you remember in the elementary school when the Eagles entered the Popsicle Stick Bridge Building Competition that was also open to other Austin schools?  
I was heading over to watch and one of my work colleagues said to me, “I’m sure that the Acton Eagles will win because they’re so awesome!”  
I said, “Oh, I’m sure we’ll lose, because our bridges were made by the students, and the other bridges will be made by the parents.”
 I hadn’t seen Ian and his team’s bridge until we got there and they were walking to the front of the room for the competition.  I thought “Oh no! The bridge isn’t reinforced in torsion.  It’s going to snap like a twig.”  
And then, as soon as the official put weight on it, the bridge snapped like a twig, and the official explained the concept of torsion.
One of the moms (who has long since left Acton) of the Acton Eagles on Ian’s team was mad and embarrassed. She thought Acton hadn’t set the students up for success.  I said I wished the bridge had done better, but that it was fine, because I thought Ian had really learned a lot about engineering and physics, and they had a lot of fun building it together.  We had great conversations about it over dinner. The mom told me that Ian obviously hadn’t learned a lot, because the bridge didn’t win (ouch!).
The second part of the competition was the interview, where the officials asked the students questions about physics.  Ian and team (including her daughter) won.
Was the objective to have the best parent-built popsicle stick bridge? If the objective was to win the Austin-wide contest, then I should hop in with my engineering degrees and make my Eagle’s bridge for him, or at least heavily steer the conversation about the build.  
If the objective is to learn about physics and engineering and create a love of science and experimentation, then my input is not at all needed.  In fact, my input is a potential detractor – adult helpers have a way of draining away the fun. 
And, if you have fun in the process, maybe you’ll be more interested in engineering and physics in the future. 
However, it still does take a bit of intestinal fortitude to stand there and watch the bridge snap."

Talvez pudéssemos falar, nem que fosse só um bocadinho, sobre o que estamos a avaliar e porquê...
Imagem
Comments

Escolas felizes

15/2/2021

Comments

 

O que faz uma escola feliz?

O papel dos afetos e das emoções na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano está sustentado na investigação e é unânime, pelo menos em teoria.
Sabemos todos escrever sobre a componente emocional e sabemos defender porque é crítica na aprendizagem. São muitos os exemplos de programas de desenvolvimento emocional em contexto educativo, seja integrados no currículo, seja como atividades extracurriculares.

Falar de emoções, compreender a nossa vivência emocional, saber ver o outro e interpretar as suas emoções poderá ser uma ferramenta essencial se puder ser usada. Mas pode tornar-se tão obsoleta como uma chave de fendas guardada numa caixa para a qual não temos a chave. Está lá, sabemos que poderíamos usá-la porque somos capazes de...mas não temos hipótese porque nos falha o contexto e a oportunidade.

Estaremos mesmo disponíveis para deixar entrar as emoções pela porta grande?
Numa sociedade em que ainda se advoga que as emoções e as questões pessoais devem ficar à porta das organizações, estaremos mesmo disponíveis para acolher e experienciar as emoções, as nossas e as dos outros?

Fará sentido dizermos aos professores/adultos para deixarem as suas emoções à porta para depois lhes pedirmos que eduquem sobre o desenvolvimento emocional ou que defendam uma escola feliz?
E não estamos sequer a pensar nas emoções mais cinzentas, aquelas que nos tiram a energia, que nos deixam confusos, frustrados, irritados, tristes, agressivos. 
Comecemos pelo básico... estaremos nós dispostos a deixar entrar a alegria? 

Dizia o Vinicius de Moraes que "Alegria é a melhor coisa que existe! É assim como a luz no coração".
Na escola a alegria é emoção, são sorrisos, são gritinhos, corridas, corpos que se mexem, abraços, humor, barulho, caos... Na escola online a alegria é emoção, são sorrisos, são microfones que se ligam, vozes que se atropelam, corpos que se mexem, humor, música, animais de estimação, barulho, caos...

Para ser uma escola feliz é preciso muito mais que aceitar e defender a fundamentação científica. É preciso muito mais que ter cartões ou dados de emoções, workshops de riso ou aulas de mindfulness.
É preciso aceitar que a alegria é como a luz do coração. E a luz precisa de espaço, palco, tempo, liberdade para ser e para se espalhar. É preciso acreditar que alegria e aprendizagem podem e devem andar de mãos dadas.
Comments

    Autor

    Scholé

    Histórico

    February 2022
    September 2021
    March 2021
    February 2021
    November 2019
    October 2019

    Categorias

    All

    RSS Feed

Projeto Schole 2021
  • Início
  • o que somos
  • Matrículas 23/24
  • fala-se de nós
  • Erasmus+ KA1
  • contatos
  • Cais do Kaos
  • English
  • Hospital de Campanha
  • (H)istodança
  • FAQ
  • Trocado por miúdos